O que é a XP Investimentos

O que é a XP Investimentos? Quais os serviços que ela oferece? É confiável?

Será que é seguro investir na XP Investimentos? O que ela faz exatamente? É disso que vamos falar neste novo artigo da Faz Capital!

Não importa em qual parte do Brasil você vive, você certamente já viu essa logomarca em algum lugar:

Esse é o logo da XP Investimentos, uma das principais instituições financeiras do Brasil!

Mas, o que ela faz exatamente? Como ela surgiu? E é confiável? É seguro investir através da XP Investimentos?

Neste novo artigo da Faz Capital, vamos responder todas essas perguntas!

O que é a XP Investimentos?

Como dissemos acima, a XP Investimentos é uma das principais instituições financeiras do Brasil, e oferece uma ampla gama de produtos e serviços para investidores de diversos perfis.

Fundada em 2001 por Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave em Porto Alegre, a empresa iniciou suas atividades como uma companhia de agentes de investimento independentes, mas, ao longo dos anos, expandiu suas operações, tornando-se uma corretora de valores com presença tanto no mercado brasileiro quanto internacional.

Ao longo de sua trajetória, a XP também realizou aquisições de grandes empresas para fortalecer sua posição no mercado, como a compra da Clear Corretora em 2014 e da Rico Corretora em 2016.

Além de sua atuação no Brasil, com diversos escritórios de investimento especializados de norte a sul, a XP possui escritórios em cidades como Nova York, Miami e Londres, atendendo clientes globais e oferecendo acesso a mercados internacionais.

Hoje, com uma base de clientes diversificada e uma ampla gama de produtos e serviços, a XP Investimentos se consolidou como uma referência no mercado financeiro brasileiro, comprometida em oferecer soluções inovadoras e de qualidade para seus clientes.

Os princípios pelos quais a XP Investimentos opera são:

Assessoria de investimentos especializada Diversidade e exclusividade de produtos Imparcialidade
Auxiliar o cliente na melhor tomada de decisões relacionadas aos seus investimentos, sempre de acordo com seus objetivos e seu perfil de investidor. Oferecer acesso aos mais variados produtos de diferentes instituições financeiras do mercado, inclusive opções com exposição internacional. Tudo em um só lugar. Compromisso com o cliente, com discurso e ações de acordo com as necessidades do cliente, garantindo a transparência e eficiência da assessoria.

Como surgiu a XP Investimentos?

Quem vê a XP hoje não imagina que ela começou em um escritório de 25m² em Porto Alegre… Porém, foi exatamente assim que aconteceu.

Em 2001, o Brasil passava por uma grave crise econômica e quase não se ouvia falar em investimentos que não fossem nas instituições financeiras tradicionais. Até hoje, as escolas não ensinam muito sobre investimentos, e naquela época também não. Com a visão de mudar isso e tirar muitos da inércia de “investir na poupança”, Benchimol e sua equipe viram uma oportunidade.

Eles criaram um curso para ensinar as pessoas a investir em ações.

Anunciando no jornal Zero Hora, tradicional no sul, chamaram pessoas para o ‘Curso Aprenda a Investir na Bolsa de Valores” com o preço de R$ 300. Receberam 30 alunos, que acabaram virando os primeiros clientes da XP.

Tudo isso em meio a um contexto no qual só se falava sobre a economia estar em recessão, aumento da carga tributária e PIB em queda. As perspectivas não eram boas para o país, mas, mesmo nesse cenário de caos, a XP nasceu.

À medida em que a empresa foi crescendo, ela foi chamando a atenção de muita gente, até por sua prática de “bater de frente” com tradicionais instituições bancárias do país. Aos poucos, as pessoas começaram a perceber que deixar o dinheiro no banco, seja na poupança ou em fundos ruins, não era uma boa alternativa de investimento.

E, desde esse momento, a XP apenas cresceu, oferecendo diversos serviços essenciais para o mercado financeiro!

Quais os serviços da XP Investimentos?

Hoje, a XP Investimentos oferece uma ampla gama de produtos e serviços financeiros para atender a diversos perfis de investidores, como:

1. Acesso a Investimentos através de suas Corretoras

➡️ Renda Fixa: inclui títulos públicos (Tesouro Direto), CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, CRIs, CRAs e DPGEs.

➡️ Renda Variável: acesso à compra e venda de ações, BDRs, ETFs, fundos imobiliários e derivativos.

➡️ Fundos de Investimento: uma variedade de fundos, como multimercados, de ações, de renda fixa e internacionais.

➡️ COE (Certificado de Operações Estruturadas): produtos que combinam características de renda fixa e variável, permitindo estratégias diversificadas de investimento.

2. Assessoria de Investimentos

A XP disponibiliza o serviço de assessoria de investimentos personalizada, conforme o perfil e necessidades do cliente, através de diversos escritórios espalhados por todo o Brasil.

A Faz Capital é um desses escritórios!

Com mais de 10 mil clientes ativos e R$ 6 bilhões sob gestão, temos uma equipe de mais de 250 especialistas prontos para ajudar você a levar seus investimentos a outro patamar e realizar seus sonhos!

Por isso, se você gostaria da nossa ajuda para criar e manter uma carteira vencedora de investimentos enquanto usa toda a estrutura da XP a seu favor, aperte aqui e fale conosco!

3. Outros Serviços Financeiros

Além da Assessoria, a XP também oferece outros serviços, como:

➡️ Conta Digital: que permite movimentações financeiras, pagamentos, transferências via TED e PIX, e saques, sem taxas de abertura ou manutenção.

➡️ Cartão de Crédito XP Visa Infinite: com benefícios como Investback (cashback em forma de investimento), acesso a salas VIP em aeroportos e isenção de anuidade.

➡️ Seguros e Previdência: inclui seguros de vida e planos de previdência privada.

➡️ Crédito com Garantia de Investimentos: possibilita a obtenção de empréstimos utilizando investimentos como garantia, oferecendo taxas mais competitivas.

4. Plataformas de Negociação

A XP também oferece diversas plataformas para negociação de ativos, com foco em trade!

Essas plataformas atendem desde investidores iniciantes até traders profissionais, com recursos como análise gráfica, robôs de investimento e ferramentas de tape reading.

5. Serviços para Empresas

A XP também oferece serviços direcionados a empresas, como:

  • XP Empresas: soluções para gestão de caixa, investimentos corporativos, operações de câmbio, crédito e derivativos, além de assessoria especializada para empresas de diversos portes.
  • XP Corporate: atendimento personalizado para tesourarias corporativas, oferecendo produtos como crédito privado, títulos públicos, derivativos e seguros financeiros.

Com essa variedade de produtos e serviços, a XP Investimentos atende necessidades de investidores individuais e corporativos, proporcionando soluções financeiras abrangentes e personalizadas!

A XP Investimentos é confiável?

Sim, a XP Investimentos é totalmente confiável, por diversos motivos:

1. Regulamentação e Autorizações

A XP, assim como qualquer empresa séria do nosso mercado financeiro, é registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como administradora, corretora, gestora e custodiante de valores mobiliários – e é constantemente supervisionada por essa entidade.

Além disso, a XP é autorizada pelo Banco Central do Brasil para operar no mercado financeiro.

2. Certificações e Selos de Qualidade

A XP possui o selo de Qualificação Operacional da B3, que assegura a segurança e transparência nas operações realizadas.

Ela foi também a primeira empresa a receber o selo Cetip Certifica, garantindo que os investimentos realizados através dela estão devidamente registrados em nome dos clientes.

3. Segurança dos Dados

A XP Investimentos adota padrões internacionais de criptografia para proteger as informações dos clientes, e, desde a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a XP ajustou suas políticas para garantir a maior privacidade e o controle dos dados dos usuários.

4. Reputação no Mercado

Com milhões de clientes ativos, a XP possui, no site Reclame Aqui, uma reputação considerada boa, com 73% dos clientes afirmando que voltariam a fazer negócios e uma taxa de solução de problemas de 86,6%.

Todos esses fatores regulatórios e de segurança, combinados à alta satisfação dos clientes, reforçam a confiabilidade da XP Investimentos!

Por isso, não hesite em fazer negócios com a Faz Capital, assim como qualquer outra instituição da rede XP Investimentos!

Este post foi útil? Avalie
Neste texto você vai aprender:
Compartilhe:
Todas as quintas-feiras, às 05h05, no seu e-mail

Fique bem informado com a melhor newsletter do mercado financeiro.

O que são?

Um fundo de investimento é uma aplicação financeira que reúne recursos de diversos investidores, com o objetivo de investir esse capital em um conjunto diversificado de ativos financeiros. Esses ativos podem incluir ações, títulos de dívida, imóveis, moedas estrangeiras, entre outros.

A administração e a gestão do fundo são feitas por um gestor profissional, que toma decisões de investimento visando maximizar os rendimentos e minimizar os riscos para os participantes.

Por que investir?

01. Gestor profissional
Contratação dos serviços de um gestor profissional para rentabilizar investimentos.

02. Baixo custo de operação
Baixo custo de operação de investimentos.

03. Estratégias avançadas
Acesso a uma infinidade de estratégias.

Pra quem?

Por englobarem todas as possibilidades de estratégias do mercado financeiro, são indicados para todos os tipos de investidores.

O que varia serão os perfis de risco dos fundos que comporão a carteira conforme as necessidades, expectativas e possibilidades de cada investidor.

O que é?

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. Lançado em 2002, surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos.

Além de acessível e de apresentar muitas opções de investimento, tem uma boa rentabilidade e liquidez diária, sendo a aplicação de menor risco do mercado.

Por que investir?

01. Segurança
Ativos 100% garantidos pelo Tesouro Nacional.

02. Variedade
Opções conforme os seus objetivos.

03. Fácil acesso
Não é preciso um aporte muito grande para começar

Pra quem?

Na verdade, o Tesouro Direto é indicado para todos os investidores.

Como os demais ativos de renda fixa, até mesmo os investidores mais arrojados podem utilizar os títulos do Tesouro Nacional para sua reserva de emergência e para buscar maiores rentabilidades no mercado secundário.

O que são?

Ações representam uma pequena parte na sociedade de uma grande empresa. Ao adquirir uma, você se torna sócio daquele negócio e recebe os proventos proporcionais à sua participação.

Ao deter esses papeis, o investidor passa a receber dois tipos de pagamentos: dividendos e juros sobre capital próprio. Os valores dependem do lucro gerado pela empresa.

Por que investir?

01. Longo prazo
Rendimentos esperados maiores em prazos longos, frente à baixa rentabilidade atual dos ativos de menor risco.

02. Renda Recorrente
Possibilidade de obtenção de renda recorrente, através de dividendos e juros sobre capital próprio.

03. Diversificação
Possibilidade de construir um portfólio com variados níveis de risco e volatilidade e adaptar rapidamente a carteira em caso de mudanças no mercado.

Pra quem?

Ações são indicadas para quem tem perspectiva de retornos de médio e longo prazo e tem maturidade para entender que quedas são naturais e que é necessário ter um acompanhamento constante do portfólio, seja pelo próprio investidor ou por um assessor profissional.

Ao contrário do senso comum, ações não são apenas para investidores agressivos e arrojados – carteiras de perfil moderado também podem fazer uso delas. O mercado de capitais é muito vasto e é versátil, sendo possível elaborar composições variadas de ações.

O que é?

Ativos de renda fixa são aqueles cujas regras de rendimento são definidas antes de sua aquisição. Na hora de investir, você já se sabe quais são o prazo e o critério de remuneração do ativo.

Os principais investimentos desta classe são CDBs, CRAs e CRIs, as LCAs e as LCIs, debêntures e títulos do Tesouro Nacional.

Por que investir?

01. Segurança
As regras de rendimento são definidas antes de sua aquisição.

02. Previsibilidade
Na hora de investir, já se sabe o prazo e o critério de remuneração do ativo.

03. Variedade de ativos
As opções permitem a diversificação de estratégias.

Pra quem?

Apesar de serem ativos conservadores, são indicados para todos os investidores. Para aqueles que priorizam a segurança do capital e preferem retornos mais estáveis, a renda fixa é uma ótima escolha. Ela garante que o investidor não será surpreendido por grandes oscilações no valor do investimento.

Mesmo aqueles mais arrojados podem utilizar a renda fixa para sua reserva de emergência e para buscar maiores rentabilidades no mercado secundário.

O que são?

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são fundos que captam recursos de investidores e procuram obter rentabilidade no mercado imobiliário.

Isso é feito através de incorporação de empreendimentos, compra de lajes de corporativas, residências e galpões logísticos para aluguel ou até mesmo compra e venda de direitos de crédito e dívidas do setor.

Por que investir?

01. Isento de Imposto de Renda
Recebimento de renda mensal, isenta de imposto de renda.

02. Renda mensal
Possibilidade de investir em imóveis sem precisar administrá-los.

03. Não imobilização do patrimônio
Poder investir em imóveis sem imobilizar o capital.

Pra quem?

Os FIIs são indicados para quem deseja obter renda mensal a partir de seus investimentos e para quem pretende investir em imóveis a partir de pequenos valores.

Uma de suas principais características é que eles precisam distribuir aos cotistas pelo menos 95% dos rendimentos recebidos em sua operação todos os meses, o que faz com que sejam um excelente ativo para obtenção de renda recorrente.

Obrigado pelo cadastro!

Em instantes, você receberá em seu
e-mail o acesso às edições anteriores.