No mundo dos investimentos, a confiança é fundamental para tomar decisões seguras. No entanto, fraudes podem comprometer não apenas a sua confiança, mas também o seu patrimônio, a segurança dos seus dados e a reputação das empresas nas quais você investe. Neste texto, exploraremos os tipos mais comuns de fraudes e forneceremos orientações essenciais para ajudar você a se proteger e tomar decisões mais seguras.
Casos mais comuns identificados
Para se proteger de um golpe, o primeiro passo é conhecê-los e entender como eles acontecem. Normalmente, os fraudadores escolhem como principais canais de ataque mensagens de texto, e-mails e mensagens de WhatsApp.
Indicadores e sinais de alerta
- Receber uma ligação ou SMS sobre a ativação de um token que você não reconhece, solicitando contato em uma central de atendimento que não é da XP ou a Faz Capital.
- Receber ligação ou mensagem sobre fraude na conta, pedindo seus dados pessoais, de acesso à conta ou número de cartão para “confirmação”.
- Receber uma ligação, SMS ou e-mail pedindo a instalação de um aplicativo para “verificações de segurança” no celular.
- Se passar por um assessor da Faz Capital e pedir informações ou realizar solicitações incomuns. Em caso de dúvidas, consulte a lista de todos os nossos assessores diretamente pelo nosso site clicando aqui. https://fazcapital.com.br/equipe/
Além dos já mencionados, existem diversos tipos de golpes que podem ser aplicados a investidores e usuários em geral. Alguns exemplos incluem:
- Phishing: Receber e-mails, mensagens de texto ou links falsos que parecem ser de empresas confiáveis, solicitando informações pessoais, dados bancários ou senhas.
- Acesso remoto: Receber um contato de um suposto funcionário da instituição financeira alegando ter encontrado uma vulnerabilidade na conta e solicitando acesso remoto ao dispositivo para verificá-la.
- Fake WhatsApp: Alguém se passa por um amigo, membro da família ou colega de trabalho no WhatsApp e solicita dinheiro urgente para uma emergência falsa, utilizando o nome de uma pessoa de confiança.
- Boleto falso: Receber boletos falsificados com o nome de uma empresa legítima, induzindo o pagamento por um serviço ou produto que não foi contratado.
- Ligação ou SMS do “Banco”: Uma pessoa se passa por um funcionário do banco, informando problemas na conta ou a necessidade de confirmar uma transação. São solicitados dados pessoais e bancários, incluindo senhas, ou pede-se para confirmar uma compra por um número de telefone iniciado por “0800”.
- Relacionamento online: Estabelecer um relacionamento virtual com alguém que, após conquistar sua confiança, solicita dinheiro para supostas emergências ou viagens.
Estar atento a esses e outros tipos de golpes é fundamental para proteger seu patrimônio e dados pessoais.
Como se proteger
Golpes e fraudes estão cada vez mais sofisticados, e a melhor maneira de se prevenir é adotar práticas que reforcem a proteção dos seus dados. Algumas orientações adicionais para fortalecer sua segurança são:
- Ative a “autenticação de dois fatores” do seu celular e do seu WhatsApp;
- Cadastre senhas seguras, longas e complexas em seus dispositivos;
- Fique atento a e-mails ou mensagens de fontes desconhecidas ou suspeitas;
- Nunca compartilhe códigos ou senhas recebidas por SMS, e-mail ou telefone, mesmo que a solicitação pareça vir de uma fonte confiável;
- Verifique a autenticidade de links antes de clicar. Passe o mouse sobre o link para ver o endereço real e desconfie de URLs estranhas ou incompletas;
- Mantenha seu antivírus atualizado;
- Desconfie de mensagens urgentes ou que pressionam para tomar decisões rápidas, como transferências de dinheiro ou instalação de aplicativos;
- Fique atento a qualquer solicitação que pareça fora do padrão;
- Não compartilhe informações pessoais ou financeiras em plataformas públicas;
- Monitore suas contas bancárias e de investimento regularmente;
- Evite acessar suas contas bancárias ou de investimento em redes Wi-Fi públicas.
Como agir:
Se você receber uma notificação de ativação de token desconhecida ou qualquer solicitação para instalar aplicativos de segurança, comunique imediatamente o seu assessor de investimentos.
Importante lembrar:
A XP Investimentos e a Faz Capital nunca solicitam a instalação de aplicativos para verificações de segurança.
Ouvidoria XP: 0800–722–3730
Ouvidoria Faz: ouvidoria@fazcapital.com.br