como ter riqueza

Como ter riqueza: 6 passos para você construir a sua

Neste texto você vai aprender:

Se você quer saber como ter riqueza, saiba que construir riqueza não se trata apenas de acumular dinheiro. É um processo estratégico e intencional que envolve anos de dedicação, um planejamento cuidadoso, orçamento disciplinado por algumas décadas e hábitos financeiros inteligentes

É basicamente uma construção de mentalidade equilibrada.

Mas há alguns insights e passos necessários que você pode seguir se está se perguntando como ter riqueza. Leia até o final e surpreenda-se.

Riqueza além do dinheiro

O que é riqueza para você?

Ao olhar o dicionário, entendemos que riqueza tem alguns possíveis significados:

  1. Característica ou condição do que é rico;
  2. Grande quantidade de dinheiro, posses, bens materiais, propriedades;
  3. Fortuna;
  4. Luxo;
  5. Conjunto dos bens econômicos que tenha utilidade, que atenda às necessidades humanas, seja passível de domínio, posse, uso.

Mas para você a palavra riqueza deve ter ainda mais significados.

Riqueza pode ter a ver com liberdade geográfica e com liberdade de horários. Pode ser o crescimento do seu patrimônio, da sua empresa, e até mesmo do seu filho. O significado da palavra pode ir além do que você acreditava que era.

De qualquer forma, a riqueza está amplamente ligada com alcançar a liberdade financeira. E acredite, isso pode ser mais fácil do que você acha.

Como ter riqueza?

Apenas ganhar dinheiro não é o suficiente para viver de renda. E ganhar na casa dos 6 ou 7 dígitos pode não ser tão fácil. Concorda?

Voltando na questão de mentalidade, também não adianta ganhar muito dinheiro de uma vez e achar que ele vai resolver todos os seus problemas.

Quer ver como ter riqueza somente não resolve todos os problemas? Vamos a um exemplo prático!

Em 2002, o britânico Michael Carroll trabalhava como lixeiro até faturar o equivalente a 42 milhões de reais na loteria. Oito anos depois precisou voltar a trabalhar, agora como entregador de carvão em vilarejos do interior do país, sem descanso, sete dias por semana.

O que aconteceu com o Carroll?

Ele não investiu absolutamente nada e gastou milhões em uma vida luxuosa com carros, festas, e outros gastos extravagantes. E o caso dele não é isolado.

Chegar a um nível de riqueza satisfatório não é apenas sobre conseguir ganhar dinheiro, mas sobre saber administrar os recursos que você tem. 

Confira os passos indicados para te ajudar a construir riqueza e ter um futuro financeiramente livre. 👇🏼

1️⃣ Já fez planos hoje?

Um bom plano financeiro abrangente. Esse é basicamente o primeiro passo para você dar.

É importante você ter clareza dos seus objetivos de curto e longo prazo, incluindo compras importantes que você precisa ou deseja realizar nos próximos meses e anos, investimentos e planos de aposentadoria. Ter um roteiro ajuda a entender a real necessidade das coisas e a manter o foco e a motivação.

2️⃣ Você precisa de um beabá… do orçamento!

Um orçamento é tipo uma bússola financeira. Aliás, Warren Buffett já dizia:

“Não economize o que sobra após gastar; gaste o que sobra após economizar.”

O passo número 1 aqui é fazer a reflexão de onde vem e para onde está indo o seu dinheiro.

De onde vem o dinheiro não costuma ser um mistério. Em geral, as pessoas naturalmente têm uma boa noção de onde vêm as suas receitas, já que normalmente vem de um trabalho fixo ou benefícios recebidos.

Por outro lado, pesquisas indicam que grande parte da população não sabe como gasta o seu dinheiro ou o quanto é gasto em cada grupo de despesas, como alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, dívidas e outros.

Um orçamento bem estruturado é uma ferramenta estratégica, que te capacita a alocar recursos de forma mais eficaz. E a notícia boa é que já temos um artigo aqui no blog sobre o assunto com tudo o que você precisa considerar para montar o seu orçamento. Você pode conferir aqui.

3️⃣ Antes da riqueza vem o preparo

Você pode até ser rico, ou estar muito perto, mas garantias não existem.

A pandemia, por exemplo, nos mostrou que o amanhã é bem incerto, os negócios quebram, e investimentos sem controle de risco apropriado perdem.

Muito além do que uma reserva de emergência, se você está focado em obter riqueza, é preciso garantir que parte do seu patrimônio está seguro, e que você tem recursos necessários e líquidos caso algo dê errado na sua jornada.

Já tinha parado para pensar nisso?

De qualquer forma, a Faz Capital é mais do que uma assessoria. É um lugar onde você pode realizar um planejamento financeiro inteligente com os melhores especialistas do mercado.

4️⃣ Como ter riqueza quando você não conseguir mais trabalhar?

Um passo crucial na construção de riqueza é maximizar suas economias de aposentadoria. 

A importância de criar uma segurança para o futuro é enorme. Para isso, é necessário maximizar suas contribuições de aposentadoria, assegurando seu futuro e possíveis benefícios fiscais, independentemente de como você está na sua meta de criação de riqueza.

5️⃣ Não coloque todos os ovos na mesma cesta

A diversificação é um princípio crucial na gestão de riqueza. 

Como o renomado investidor Ray Dalio enfatiza: 

“Diversificar bem é a coisa mais importante que você precisa fazer para investir bem.”

E novamente vale o reforço: com um bom planejamento financeiro você garante que os seus investimentos estarão distribuídos por várias classes de ativos para reduzir o risco. Isso vai garantir que sua carteira seja independente do desempenho de um único investimento, proporcionando uma base mais estável e resiliente para sua riqueza.

6️⃣ Você precisa ser intencional

A chave para desbloquear o potencial do dinheiro na sua vida é ser mais intencional sobre suas decisões financeiras e garantir que o seu dinheiro esteja alinhado com a vida que você quer viver e a pessoa que você quer ser.

Profundo, mas é uma verdade pura.

No final do dia, o planejamento financeiro, feito da maneira certa, está redefinindo o papel do dinheiro na sua vida.

Não se trata mais apenas de construir riqueza. Trata-se de fazer do dinheiro uma ferramenta para nos ajudar a prosperar em todos os aspectos de nossas vidas.

Este post foi útil? Avalie
Compartilhe

Assine nossa newsletter!