O melhor investimento para pagar a faculdade do seu filho

Investimento para pagar a faculdade

Garantir vaga em uma boa universidade é o que a maioria dos pais almeja para os filhos. Essa é uma grande preocupação das famílias, pois o custo do ensino superior está cada vez maior no Brasil. A boa notícia é que você não precisa desistir desse sonho. Com um bom planejamento e o investimento certo, é possível manter a vida universitária do seu filho sem prejudicar as finanças da família. Descubra estratégias de investimento para pagar a faculdade dos filhos sem comprometer as finanças

Onde devo investir para pagar a faculdade dos filhos?

Um dos principais erros de quem deseja pagar pela faculdade dos filhos com investimentos é apostar na poupança. Alguns pais começam a investir logo que o bebê nasce e acabam enfrentando a baixa rentabilidade dessa alternativa. 

Em média, a poupança costuma render menos que a maioria dos investimentos com risco parecido e com muita frequência rende menos que a inflação. Em 2022, por exemplo, a rentabilidade ficou 5,19 p.p. menor do que o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), o principal índice dos investimentos em renda fixa.

Horizonte do investimento

Por isso, é importante conhecer as diversas opções de investimento que existem no mercado. Assim você pode escolher aquela que faz mais sentido para a sua realidade, considerando a sua tolerância ao risco e o prazo do investimento.

Nesse sentido, imaginando um prazo longo de investimentos (superior a cinco anos) e uma boa tolerância aos riscos do mercado, as possibilidades de investimento passam por ativos de renda fixa indexados a inflação, bons fundos multimercado, fundos de ações e ativos de renda variável, sempre considerando que o melhor investimento é uma boa carteira de investimentos customizada para o seu perfil de investidor pessoal. 

Por outro lado, caso você tenha um prazo de investimentos mais curto (inferior a 5 anos) ou ainda tenha baixa tolerância aos riscos do mercado, também é possível construir uma carteira de investimentos com um peso maior para a renda fixa, de modo que ainda seja possível constituir um retorno interessante com um risco mais baixo. Nesse caso, ativos de renda fixa atrelados a inflação são ótimas opções para manter o poder de compra do investimento no longo prazo. 

Se você quiser construir com mais detalhes uma carteira de investimentos personalizada para esse objetivo, você pode falar com um dos nossos assessores aqui da Faz Capital. Com certezas ele vai te ajudar a encontrar o melhor investimento para pagar faculdade

Riscos de um investimento para o seu filho

Ainda que você construa um ótimo portfólio de investimentos para a faculdade do seu filho, existe a possibilidade que você venha a faltar antes que haja a possibilidade das crianças chegarem até a faculdade. Nesse sentido, também é importante considerar a sucessão dos seus investimentos, principalmente quando você está investindo com o objetivo de beneficiar um terceiro.

Para essa realidade, os produtos securitários podem ser grandes aliados do seu objetivo. Por exemplo, no caso de uma previdência privada, é possível indicar os beneficiários que vão receber o recurso do investimento, no caso da falta do titular do produto. Nesse sentido, seus filhos não precisariam passar por inventário para ter esse dinheiro à disposição.

Aliás, outro produto que pode auxiliar a preparação da educação dos seus filhos no caso de uma falta dos pais é o seguro. Dependendo da necessidade financeira do inventário, o prêmio do seguro pode auxiliar pela rapidez na contemplação e por não passar por inventário. Dessa forma, esse dinheiro também pode ser usado para pagar despesas sucessórias.

5/5 - (1 vote)

Conteúdos relacionados

Preencha o formulário para iniciar o download