livros sobre investimentos

20 livros sobre investimentos que vão mudar a forma como você pensa

Neste texto você vai aprender:

Se você veio parar aqui é porque deseja as melhores indicações de livros sobre investimentos. E acredite, separamos alguns títulos que vão te surpreender, afinal, esse artigo ficou diferenciado, rsrs.

Prepare-se para uma lista de leitura completa!

🦶 Livros sobre investimentos para quem está com um pé no mercado

Ainda não investe, ou está começando agora nesse mundo? Então essa lista de livros sobre investimentos é para você!

➡️ Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Sim, sabemos que esse é um clássico. Mas não dá para fugir dele!

O ponto central da obra é a diferença entre o pai pobre sem controle financeiro e o pai rico que mostra o caminho do sucesso financeiro para o filho. O foco dele é fazer o leitor entender quanto o comportamento e a mentalidade afetam a vida financeira de um indivíduo.

A linguagem é leve e acessível. Robert T. Kiyosaki acaba usando suas próprias experiências pessoais, e exemplos de conceitos sobre construção de riqueza, finanças pessoais e empreendedorismo. 

➡️ Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

Esse é um outro clássico livro sobre investimentos!

Ainda na linha da busca pela mentalidade ideal para iniciar a sua jornada no mercado, ele te entrega exatamente isso.

Bons resultados não são gerados apenas por bons métodos. Quem aplica os métodos precisa ter, impreterivelmente, o pensamento correto.

Acredite, depois de lê-lo você vai se tornar mais perspicaz na forma como lida com o dinheiro.

➡️ Invista Depois de Ler, de Ana Laura Magalhães

Um guia para quem está começando no mercado e sempre desejou um livro sobre investimentos mastigadinho, rsrs.

Em Invista depois de ler, Ana Laura Magalhães – especialista em investimentos e ex-sócia do Grupo XP – desmistifica tudo o que você precisa saber para tirar o dinheiro da poupança e fazê-lo render mais! 

Você aprenderá o seu perfil de investidor, vai entender quais os produtos disponíveis no mercado e, por fim, será convidado a montar a sua própria carteira. Mas calma que nessa parte a gente sabe que mesmo que você aprenda muito, ainda assim vai precisar de um bom assessor. E isso você encontra aqui.

➡️ O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham 

Considerado por Warren Buffett o melhor livro de investimentos da história, a obra de Graham ensina fundamentos básicos da análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de aplicar seu dinheiro em renda variável. 

Para ilustrar esses conceitos, o autor utiliza relatos de eventos históricos, ou seja, seus exemplos são extremamente palpáveis.

Graham é considerado um dos maiores investidores da história dos Estados Unidos. E acredite, é impossível não gostar desse livro!

➡️ O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason 

Para jogar bem é preciso conhecer as regras do jogo. E nos investimentos não seria diferente.

Essa obra pretende justamente ensinar essa mentalidade através de parábolas. Com ele, você também conhecerá pilares de como administrar seu dinheiro e fazê-lo render.

É o livro perfeito para te dar a motivação que você precisa para iniciar nesse mundo.

➡️ A Psicologia Financeira, de Morgan Housel

Neste livro, Morgan Housel discute os comportamentos e crenças que influenciam as decisões financeiras. 

O autor nos oferece uma perspectiva reveladora sobre como superar os obstáculos psicológicos e construir  uma relação mais saudável com o dinheiro. Indispensável.

➡️ A Psicologia do Dinheiro, de Dan Ariely

Mais um sobre mentalidade. Mas quem vive o mercado financeiro sabe que esse é um tema indispensável e muito necessário para quem está começando.

Nessa obra, Dan Ariely explora os aspectos psicológicos por trás das decisões financeiras ao demonstrar como a lógica muitas vezes se perde em face de emoções e preconceitos. 

Todo o conteúdo é fundamentado em pesquisas de psicologia econômica.

➡️ Os Grandes Investidores, de Glen Arnold 

O livro de Arnold reúne as filosofias dos principais investidores ao redor do mundo, como George Soros e Warren Buffett. Ele nos mostra como essas personalidades acumularam riqueza e o que pode ser aplicado nas estratégias de investimento de cada um para você ser um vencedor no mercado de ações.

Mesmo que você não se aventure diretamente na renda variável, é um livro recheado com aprendizados valiosos.

➡️ Filosofias de Investimento, de Aswath Damodaran 

Esse é destinado para aqueles que estão iniciando e se interessam mais pela análise fundamentalista. Mas claro, o livro também abrange outras linhas de investimentos. 

Se você ainda não encontrou a sua, a leitura pode ajudar a definir a melhor estratégia conforme o seu estilo.

➡️ Ganhar mais, gastar menos, investir, de Denise Damiani e Cynthia Almeida

Durante a sua carreira como sócia de grandes consultorias, a autora principal identificou diferenças de comportamento entre homens e mulheres no campo do crescimento profissional. 

Ainda, ela mostra como a relação com o dinheiro é complexa e nem sempre racional. O texto mostra o resultado de estudos sobre o impacto desse comportamento nas finanças das mulheres e como impulsionar os seus ganhos.

Um guia essencial.

👣 Livros sobre investimentos para quem está com os dois pés no mercado (e deseja mais)

➡️ Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

Já ouviu falar, certo? E acredite, vale cada página!

Esse livro mostra como agem os banqueiros suíços e o que é possível utilizar dos seus ensinamentos para ganhar dinheiro em qualquer parte do mundo. 

As principais ideias são relacionadas a risco, intuição, mobilidade, esperança e padrões. E claro, como enriquecer a partir dessa filosofia. 

O livro é puro ensinamento do começo ao fim. Se jogue!

➡️ Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher

Manual de boas práticas na hora de investir? Você encontra aqui!

O autor fala sobre alguns temas importantes, como quais são os perfis de investidor, que dividendos nem sempre são a melhor bonificação, e outros assuntos necessários para o investidor.

O livro do Fisher oferece uma boa compreensão do mercado acionário e explora técnicas de avaliação para que haja um maior envolvimento entre o investidor e seu investimento.

Ah, prepare-se também para uma lista com 15 pontos considerados fundamentais na hora de escolher bons ativos na bolsa.

➡️ Stocks for the Long Run, de Jeremy Siegel

Esse basicamente é um guia para investir em ações com mais rentabilidade e otimizando seus riscos. O autor mostra como você pode ter alta lucratividade no mercado da renda variável montando estratégias voltadas para o longo prazo.

Um livro sobre investimentos para lá de necessário.

➡️ The Intelligent Asset Allocator, de William Bernstein

Investe há algum tempo e quer aperfeiçoar suas operações? Então essa obra é a sua melhor pedida!

Bernstein mostra como você pode diversificar os seus investimentos, fazer análises dos balanços das empresas e gerenciar melhor o seu risco.

➡️ The Outsiders, de William Thorndike Jr 

Esse livro busca uma visão não somente técnica, mas também analisa como uma empresa realmente funciona no seu dia a dia.

O autor traz uma análise do desempenho de grandes empresas e de seus líderes. Assim, você vai entender a importância da alocação de capital e de todos os seus recursos.

👀Livros sobre investimentos para quem gosta de seguir os ensinamentos do maior investidor do mundo

Livros apenas sobre o Warren Buffett. Sim, essa lista não poderia faltar!

➡️ Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores, de Warren Buffett

Mais um livro sobre investimentos. Dessa vez, escrito pelo próprio Warren Buffett.

Nesse livro, Warren ensina a sua abordagem e forma de investir. Pode parecer muito empolgante, mas não se engane: esse não é um conteúdo para iniciantes. O foco dele são pessoas que já têm familiaridade com o mercado.

➡️ Bola de Neve, de Alice Schroeder

Uma biografia da vida de Warren Buffett. Qual a chance disso dar errado?

O diferencial desse livro é que a autora aborda o lado humano de Buffett, e conta como a sua obstinação e talento foram construídos desde a infância. 

A obra apresenta a trajetória, comportamentos, competências e o caráter desse grande investidor. Indispensável.

➡️ Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett, de Mark Tier

Warren Buffett e George Soros começaram com quase nenhum dinheiro e juntaram fortunas bilionárias exclusivamente por meio de investimentos. No entanto, as carreiras desses homens são como água e vinho

Buffett compra ações e empresas a preços baixos e prefere mantê-las para sempre – ou quase. Soros é famoso por suas apostas extremamente rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. Sendo assim, o que esses dois investidores podem ter em comum?

Prepare-se para entender os hábitos e estratégias de dois grandes nomes do universo de investimentos.

➡️ O jeito Warren Buffett de investir, de Robert G. Hagstrom

Escrita por Robert Hagstrom, essa obra conta a filosofia de investimentos de Buffett. Entre os conhecimentos abordados, ela nos mostra a importância de fazer uma análise fundamentada dos ativos e obter uma margem de segurança.

São citados, ainda, exemplos de como o investidor aplicou as técnicas, bem como as maiores influências que ele teve enquanto criava o seu próprio estilo de investimentos.

➡️ Warren Buffett e a Análise de Balanços, de Mary Buffet

Último mas não menos importante livro sobre investimentos. A obra oferece lições sobre como o renomado investidor analisa demonstrações financeiras para tomar decisões de investimento. 

Ele aborda técnicas para avaliar a saúde financeira de uma empresa, destacando a importância do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e dos fluxos de caixa.

Coloque na lista!

 

Sua nova experiência com investimentos começa aqui

5/5 - (1 voto)

Assine nossa newsletter!

O que são?

Um fundo de investimento é uma aplicação financeira que reúne recursos de diversos investidores, com o objetivo de investir esse capital em um conjunto diversificado de ativos financeiros. Esses ativos podem incluir ações, títulos de dívida, imóveis, moedas estrangeiras, entre outros.

A administração e a gestão do fundo são feitas por um gestor profissional, que toma decisões de investimento visando maximizar os rendimentos e minimizar os riscos para os participantes.

Por que investir?

01. Gestor profissional
Contratação dos serviços de um gestor profissional para rentabilizar investimentos.

02. Baixo custo de operação
Baixo custo de operação de investimentos.

03. Estratégias avançadas
Acesso a uma infinidade de estratégias.

Pra quem?

Por englobarem todas as possibilidades de estratégias do mercado financeiro, são indicados para todos os tipos de investidores.

O que varia serão os perfis de risco dos fundos que comporão a carteira conforme as necessidades, expectativas e possibilidades de cada investidor.

O que é?

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. Lançado em 2002, surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos.

Além de acessível e de apresentar muitas opções de investimento, tem uma boa rentabilidade e liquidez diária, sendo a aplicação de menor risco do mercado.

Por que investir?

01. Segurança
Ativos 100% garantidos pelo Tesouro Nacional.

02. Variedade
Opções conforme os seus objetivos.

03. Fácil acesso
Não é preciso um aporte muito grande para começar

Pra quem?

Na verdade, o Tesouro Direto é indicado para todos os investidores.

Como os demais ativos de renda fixa, até mesmo os investidores mais arrojados podem utilizar os títulos do Tesouro Nacional para sua reserva de emergência e para buscar maiores rentabilidades no mercado secundário.

O que são?

Ações representam uma pequena parte na sociedade de uma grande empresa. Ao adquirir uma, você se torna sócio daquele negócio e recebe os proventos proporcionais à sua participação.

Ao deter esses papeis, o investidor passa a receber dois tipos de pagamentos: dividendos e juros sobre capital próprio. Os valores dependem do lucro gerado pela empresa.

Por que investir?

01. Longo prazo
Rendimentos esperados maiores em prazos longos, frente à baixa rentabilidade atual dos ativos de menor risco.

02. Renda Recorrente
Possibilidade de obtenção de renda recorrente, através de dividendos e juros sobre capital próprio.

03. Diversificação
Possibilidade de construir um portfólio com variados níveis de risco e volatilidade e adaptar rapidamente a carteira em caso de mudanças no mercado.

Pra quem?

Ações são indicadas para quem tem perspectiva de retornos de médio e longo prazo e tem maturidade para entender que quedas são naturais e que é necessário ter um acompanhamento constante do portfólio, seja pelo próprio investidor ou por um assessor profissional.

Ao contrário do senso comum, ações não são apenas para investidores agressivos e arrojados – carteiras de perfil moderado também podem fazer uso delas. O mercado de capitais é muito vasto e é versátil, sendo possível elaborar composições variadas de ações.

O que é?

Ativos de renda fixa são aqueles cujas regras de rendimento são definidas antes de sua aquisição. Na hora de investir, você já se sabe quais são o prazo e o critério de remuneração do ativo.

Os principais investimentos desta classe são CDBs, CRAs e CRIs, as LCAs e as LCIs, debêntures e títulos do Tesouro Nacional.

Por que investir?

01. Segurança
As regras de rendimento são definidas antes de sua aquisição.

02. Previsibilidade
Na hora de investir, já se sabe o prazo e o critério de remuneração do ativo.

03. Variedade de ativos
As opções permitem a diversificação de estratégias.

Pra quem?

Apesar de serem ativos conservadores, são indicados para todos os investidores. Para aqueles que priorizam a segurança do capital e preferem retornos mais estáveis, a renda fixa é uma ótima escolha. Ela garante que o investidor não será surpreendido por grandes oscilações no valor do investimento.

Mesmo aqueles mais arrojados podem utilizar a renda fixa para sua reserva de emergência e para buscar maiores rentabilidades no mercado secundário.

O que são?

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são fundos que captam recursos de investidores e procuram obter rentabilidade no mercado imobiliário.

Isso é feito através de incorporação de empreendimentos, compra de lajes de corporativas, residências e galpões logísticos para aluguel ou até mesmo compra e venda de direitos de crédito e dívidas do setor.

Por que investir?

01. Isento de Imposto de Renda
Recebimento de renda mensal, isenta de imposto de renda.

02. Renda mensal
Possibilidade de investir em imóveis sem precisar administrá-los.

03. Não imobilização do patrimônio
Poder investir em imóveis sem imobilizar o capital.

Pra quem?

Os FIIs são indicados para quem deseja obter renda mensal a partir de seus investimentos e para quem pretende investir em imóveis a partir de pequenos valores.

Uma de suas principais características é que eles precisam distribuir aos cotistas pelo menos 95% dos rendimentos recebidos em sua operação todos os meses, o que faz com que sejam um excelente ativo para obtenção de renda recorrente.