É evidente que a maioria dos investidores, além de guardar dinheiro, desejam lucrar com suas aplicações. Mas diante de tantas alternativas, qual a melhor para diminuir os custos e chegar na rentabilidade desejada?
Em contrapartida, esbarramos na Receita Federal que realiza a cobrança de impostos sobre os valores investidos e, assim, reduz consequentemente os ganhos.
Por isso, vamos apresentar para você hoje os 5 melhores investimentos isentos de imposto de renda, para conseguir escapar das “garras do leão” e, ainda, com chances de obter maior rentabilidade líquida.
Conheça essas alternativas de investimento e suas vantagens e desvantagens para que você possa decidir com mais clareza sobre o futuro do seu patrimônio.
O que são investimentos isentos de imposto de renda?
Investir é uma boa prática para quem deseja construir ou aumentar o patrimônio, mas muitos investimentos possuem dedução de Imposto de Renda (IR), o que diminui uma parte do lucro que você recebe.
A boa notícia é que existem maneiras de fugir dessa cobrança, assim surgem os investimentos isentos de IR.
Se os rendimentos dessas aplicações não incidem IR, isso significa que a rentabilidade vai direto para o seu bolso, sem reduções de tributos.
Essa é uma forma de incentivo que o governo encontrou para direcionar recursos para setores específicos da economia. Assim, tanto o investidor quanto o país são beneficiados.
Quais são os melhores investimentos isentos de imposto de renda?
Quando falamos em investimentos isentos de imposto, logo vem na cabeça a poupança, não é mesmo?
Mas saiba que existem diversas razões para sair da poupança e obter uma rentabilidade mais atrativa é uma delas.
Conheça agora os 5 Melhores investimentos isentos de imposto de renda. Confira:
1️⃣ Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
As letras de créditos são títulos de renda fixa em setores estratégicos, como o agronegócio (LCA) e o setor imobiliário (LCI). Isentas de IR, são emitidas por bancos e contam com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). São opções acessíveis que aliam boa rentabilidade e segurança.
2️⃣ Certificado de Recebíveis do Imobiliário (CRI) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
Os projetos imobiliários e agrícolas são financiados por esses títulos, os CRIs e CRAs, respectivamente. Tratam-se também de títulos de renda fixa e isentos de IR. Para quem deseja diversificar a carteira, essa é uma boa opção.
3️⃣ Fundos imobiliários (FIIs)
Fundos que investem em imóveis físicos ou títulos do setor imobiliário e distribuem os lucros mensais diretamente aos investidores, e o melhor – sem tributação. Muito atrativo para quem busca uma renda passiva e liquidez, afinal, a facilidade da venda de uma cota de um fundo é maior do que vender um imóvel físico.
4️⃣ Debêntures Incentivadas
São títulos de dívida emitidos por empresas para captar recursos e financiar projetos de infraestrutura, como rodovias e energia. Tornam-se atrativas por oferecerem maior retorno líquido.
5️⃣ Ações
Investir em ações é adquirir uma participação em empresas. Quem vender até R$ 20 mil por mês em ativos está isento de IR, assim como para quem recebe dividendos. Uma boa opção para quem aceita correr mais riscos em troca de uma rentabilidade potencialmente maior e uma carteira diversificada.
Vantagens e desvantagens de investimentos isentos de IR
Assim como em toda aplicação, optar por investimentos isentos de IR tem seus prós e contras. Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens.
✅ | ❌ |
Rentabilidade líquida maior: sem o desconto de IR, o retorno final é mais alto, comparado a investimentos tributáveis. | Prazos mais longos: alguns desses investimentos exigem períodos de carência, o que limita o acesso ao dinheiro antes do prazo de vencimento. |
Segurança: muitos produtos, como LCIs e LCAs, são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que garante uma maior segurança ao investidor. | Rentabilidade variável: alguns produtos isentos, como ações, possuem maior volatilidade e podem ter uma rentabilidade mais baixa dependendo do cenário. |
Apoio a setores estratégicos: esses investimentos ajudam a financiar áreas importantes para o país, como agronegócio e infraestrutura, o que ajuda a girar a economia. | Exigência de conhecimento: cada tipo de investimento isento possui características próprias, então é importante entender bem cada um para fazer escolhas inteligentes e seguras. |
O que deve ser analisado antes de decidir qual investimento?
Decidir quais são os melhores investimentos isentos de imposto de renda que devem compor sua carteira não é uma tarefa fácil, por isso, antes de investir, pense no seu objetivo e em quanto tempo quer atingir.
Ainda mais que alguns investimentos, como debêntures ou CRIs, têm prazos mais longos, então não são ideais para quem precisa do dinheiro logo. Avalie também seu perfil: se você gosta de segurança, LCIs e LCAs são opções mais estáveis; se está disposto a correr mais risco, ações podem trazer mais retorno.
Nesse sentido, também vale comparar a rentabilidade líquida, pois cada investimento tem suas próprias taxas e prazos, o que afeta o ganho final.
Por fim, realizando uma boa análise, fica mais fácil escolher a aplicação ideal para você, mas ainda tem dúvidas sobre qual opção se encaixa melhor com o seu perfil? Considere conversar com um assessor de investimentos para conhecer boas opções para o seu portfólio.