Qual é o melhor investimento a longo prazo?

longo prazo

“Longo prazo” pode ser uma expressão desconfortável quando se fala em dinheiro. Em geral, as pessoas querem melhores resultados, mais rápido. Só que os investidores sabem que pensar a longo prazo é fundamental para a estabilidade do seu futuro financeiro. Mas qual é o melhor investimento para esse horizonte?

Investimentos de longo prazo são aplicações cujo prazo de resgate é superior a pelo menos cinco anos. Por isso, esse tipo de ação costuma ser destinada a garantir recursos para grandes objetivos, como a aposentadoria, a faculdade dos filhos ou a compra de um imóvel.

Mas como saber onde investir para os melhores resultados a longo prazo? Vamos explicar a partir de agora. 

As principais características de um investimento a longo prazo

Para o mercado financeiro, investimentos de longo prazo são aqueles em que o objetivo do investidor é fazer o resgate dos recursos depois de vários anos – cinco, dez, vinte anos ou até mais. 

O principal benefício desse tipo de aplicação é a rentabilidade. Em outras palavras, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar aplicado, maiores são as chances de bons resultados. 

Os recursos costumam render mais em investimentos a longo prazo devido ao efeito dos juros compostos. Ou seja, a prática de juros sobre juros aumenta a lucratividade porque o cálculo de rendimento incide sobre o valor inicial da aplicação e sobre o que foi acumulado até o momento.

Quais são as modalidades de investimento a longo prazo?


Existem várias opções para quem deseja investir a longo prazo. Por isso, vamos apresentar aqui algumas das principais modalidades para esse tipo de aplicação. Contudo, salientamos que a escolha do investimento ideal depende dos seus objetivos e do seu perfil de investidor.

➡️ Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários ou FIIs, como são popularmente chamados, são ativos de renda variável e, por isso, são destinados para o longo prazo. Existem diversos tipos de FIIs, que, em sua maioria, podem ser separados entre as categorias de tijolo e de papel. Os FIIs de tijolo são aqueles que tem em seu patrimônio prédios e complexos imobiliários. É comum encontrar FIIs de tijolo que são exclusivos de algum setor imobiliário específico, como os shoppings, agências bancárias e lajes comerciais. Por outro lado, os FIIs de papel são todos aqueles que tem em seu patrimônio ativos vinculados ao setor imobiliário, como LCIs, CRIs e LHs.

➡️ Tesouro Direto

Esses títulos são o investimento a longo prazo mais comum no Brasil. Como ativos da dívida pública, eles estão vinculados ao Tesouro Nacional e, portanto, apresentam baixo risco. O Tesouro IPCA+ costuma ser as modalidade mais atraentes para os investidores que estão de olho no futuro. Isso acontece porque esse ativo protege o investidor contra a inflação, uma vez que seu rendimento é sempre uma parte fixa mais o IPCA do período, que é o principal índice de inflação do Brasil.

➡️ Debêntures

As debêntures são títulos de dívidas de empresas. De forma simplificada, nessa modalidade, você empresta o seu dinheiro para financiar o projeto de uma companhia. O que você recebe em troca é um rendimento, cuja taxa é acertada no momento da compra. Assim, esse é um tipo de investimento de renda fixa que pode trazer benefícios para quem investe a longo prazo.

➡️ Ações

As ações são pequenas partes de uma empresa que está listada na bolsa de valores. Esse é um mecanismo de captação de recursos das organizações e é uma ótima opção para investidores de longo prazo. Quando você adquire uma ação, você pode ganhar de duas formas diferentes: por meio da valorização do papel que você comprou e também por meio dos dividendos/juros sobre capital próprio que a instituição distribuir. Por outro lado, é importante destacar que essa é uma classe de ativos de renda variável, assim como os fundos imobiliários. Por isso, essa opção de investimento pode se valorizar e se desvalorizar no decorrer do tempo.

Quando vale a pena investir no longo prazo?


Agora que você já conhece as principais modalidades para investimentos a longo prazo, confira algumas dicas para investir com mais segurança.

1️⃣ Busque informações de qualidade

Antes de investir, principalmente em renda variável, é importante ter conhecimento sobre os ativos e os riscos envolvidos nesse mercado. Tenha sempre claro os motivos pelos quais você está investindo em determinado papel e saiba também quando você deve se desfazer da sua posição. Caso você não tenha muito conhecimento sobre a área, você também pode buscar o auxílio de profissionais do mercado financeiro que trabalham com isso.

2️⃣ Tenha um objetivo claro

O maior erro dos investidores é se desfazer das suas posições para o longo prazo antes da conclusão do seu objetivo. Por se tratar de uma decisão muito distante, é comum que as pessoas mudem o foco e liquidem todas as suas operações para o longo prazo. Isso é especialmente perigoso porque algumas operações podem sofrer uma desvalorização considerável caso sejam desfeitas antes do tempo. Por exemplo, imagine que você compre uma ação e decida se livrar dela em um momento de baixo do mercado. Nesse caso, você estaria colhendo prejuízos por conta do cenário negativo da renda variável.

3️⃣ Mantenha o foco na qualidade dos ativos

O emissor dos títulos em que você vai investir é uma instituição consolidada? A empresa tem um bom fluxo de caixa e apresenta um histórico de bons resultados? Essas são perguntas essenciais para quem quer investir a longo prazo, especialmente na Bolsa de Valores.

Você está pronto para seguir uma estratégia de longo prazo?


Para fazer investimentos rentáveis a longo prazo, é preciso planejar. Por outro lado, antes de colocar o planejamento em prática, também é preciso se certificar de que você vai conseguir cumprir o plano.

Investir a longo prazo é, sabidamente, o melhor caminho para fazer o dinheiro trabalhar por você. É uma maneira de alcançar a independência financeira e até mesmo o enriquecimento a partir do mercado financeiro. Porém, esse tipo de aplicação requer paciência e persistência.

O investidor precisa preparar não só as finanças, mas também as expectativas para ampliar o horizonte de tempo das aplicações. Por isso, certifique-se de que você é capaz de esperar pelo retorno dos investimentos e de que o seu estilo de vida comporta o acúmulo de capital ao longo prazo.

Analise a sua carteira de investimentos para o sucesso


Investir pensando no futuro faz toda a diferença para quem quer garantir tranquilidade na vida financeira. Por outro lado, isso não significa limitar as aplicações a ativos de longo prazo. Uma estratégia de sucesso inclui uma carteira de investimentos diversificada, de acordo com seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Os investidores mais experientes sabem que não adianta ter uma excelente carteira de longo prazo se esse portfólio precisar ser desfeito no meio do caminho por conta de imprevistos. Esse é um dos grandes segredos para assegurar maior rentabilidade ao longo dos anos.

De certa forma, agora mesmo você já está fazendo o melhor investimento para o futuro. Aprendizado e conhecimento são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia financeira. 

Quer começar a investir de olho no longo prazo? Conte com a Faz Capital para expandir o valor do seu patrimônio. Nossa empresa é credenciada à XP e os nossos assessores financeiros estão prontos para guiar os seus próximos passos.

5/5 - (2 votes)

Conteúdos relacionados

Preencha o formulário para iniciar o download