Liberdade financeira: você está pronto para alcançar?

liberdade financeira

 

Muitas desejam liberdade financeira, mas como transformar esse sonho em realidade? Entenda as diferenças entre liberdade e independência financeira e siga dicas práticas para trilhar esse caminho.

O primeiro passo para a liberdade financeira é entender o que ela representa. Só então você vai compreender o que precisa ser feito para chegar até lá. A seguir, vamos compartilhar dicas e esclarecimentos para transformar a sua vida financeira.

Liberdade financeira x Independência financeira

Liberdade financeira e independência financeira são conceitos bem diferentes. Muita gente os confunde, então não fique surpreso se você ainda não tinha pensado sobre isso. Vamos explicar cada termo.

Se fôssemos resumir em apenas uma frase, poderíamos dizer que a liberdade financeira é quando você controla o seu dinheiro – e não o contrário. Além de ter as finanças organizadas e poder decidir a melhor forma de crescer o patrimônio, a liberdade financeira também permite outras escolhas. 

Optar por procurar o emprego dos sonhos, investir em um projeto pessoal ou até mesmo recusar determinadas oportunidades se tornam uma prerrogativa inteiramente sua. Afinal, você é o dono do dinheiro e das escolhas.

Quem já alcançou esse estágio, portanto, está apto a passar para a independência financeira. Nessa situação, você já não precisa se preocupar com rendimentos mensais para se manter. A sua vida financeira se torna muito mais relacionada aos seus desejos e não às suas necessidades de subsistência.

Bem interessante, né? Mas lembre-se: ter independência financeira significa que você já alcançou a liberdade financeira. E é preciso bastante foco e disciplina para chegar lá.

Como conquistar a liberdade financeira?

Já imaginou poder selecionar os projetos de trabalho em que você se envolve e priorizar sempre o que é mais importante para você? A liberdade financeira pode te dar tudo isso. 

Mas, então, como fazer para alcançar esse sonho? Vamos apresentar os principais passos para caminhar em direção à liberdade financeira. Preste atenção nas dicas práticas para aplicar no dia a dia e acelerar o desenvolvimento das suas finanças.

Passo 1 – Faça um diagnóstico dos seus gastos

Já pode abrir a planilha e começar um estudo profundo das suas despesas. É preciso entender como e com o que você gasta no presente antes de planejar o futuro. 

Depois de analisar a relação entre o que você ganha e o que você gasta todo mês, você vai entender se há dívidas pendentes e o que elas representam nas suas finanças. Se as contas estiverem em dia, você vai conseguir visualizar o quanto pode poupar a cada mês.

Lembre-se: ter a vida financeira organizada é um passo fundamental para controlar o próprio dinheiro. 

Passo 2 – Comece a planejar a sua liberdade financeira

Com o panorama das suas finanças em mãos, é hora de partir para o planejamento financeiro. Nessa etapa, o mais importante é esclarecer quais são os seus objetivos em relação ao dinheiro. A partir disso, é possível estabelecer as metas que vão te levar até a liberdade financeira. 

É preciso aumentar os seus rendimentos com algum tipo de renda extra? Ou já é possível começar a investir o excedente e fazer o dinheiro trabalhar por você?

Passo 3 – Defina o seu perfil de investidor

Investir é a melhor maneira de fazer o seu patrimônio crescer ao ponto da liberdade financeira. Para fazer isso, você precisa ter clareza sobre os seus objetivos e as suas necessidades ao aplicar o dinheiro.

Qual é o seu nível de conforto em relação às oscilações do mercado? Se você prefere que seus investimentos não oscilem muito e abre mão de rentabilidade por estabilidade, talvez você seja um investidor de perfil conservador. Por outro lado, se prefere se aventurar um pouco mais para ver lucros maiores, é possível que seja um investidor agressivo. Você ainda pode ter um perfil mais moderado, que mescla um pouco desses dois outros perfis. Entretanto, para realmente saber o seu perfil, é necessário fazer a sua análise de perfil do investidor.

Os níveis de risco e rentabilidade mudam conforme o perfil de investidor. Portanto, determinar essa característica é fundamental para identificar as melhores oportunidades para a sua carteira de investimentos. Caso tenha curiosidade, entre em contato com o nosso time na Faz Capital, que nós podemos te ajudar nessa determinação.

Passo 4 – Conheça as diferentes modalidades de investimento  

Conhecimento é um passo muito importante para a liberdade financeira. Nesse sentido, não basta aumentar os seus rendimentos sem ter consciência sobre os processos que te levaram a isso.

Entre investimentos de renda fixa e renda variável, há muitas alternativas para aplicar o seu dinheiro. Essas são algumas das mais comuns:

  • Tesouro Direto 
  • Debêntures
  • CDBs
  • Ações 
  • Fundos de ações
  • Fundos multimercados 
  • Fundos imobiliários 
  • Letra de Câmbio
  • LCA 
  • LCI

Há opções para todos os bolsos e perfis de investidor, mas não se preocupe se a variedade causar uma certa confusão. Afinal, todos nós estamos constantemente aprendendo e o primeiro passo você já está fazendo ao ler esse artigo. 

 

Descubra como criar um plano financeiro sólido!

 

Passo 5 – Mantenha o foco 

Organização e comprometimento são essenciais para garantir a liberdade financeira. Se você quer controlar o seu dinheiro, é preciso também estar no controle de todos os aspectos das suas finanças.

Você precisa acompanhar o mercado financeiro e analisar o quanto as constantes mudanças afetam os seus investimentos. Caso alguma aplicação não esteja dando o retorno esperado, é preciso ter clareza para ajustar as suas escolhas.

Acima de tudo, você precisa de paciência e foco para cumprir as metas que estabeleceu. Essa é a única maneira de alcançar o grande sonho da liberdade financeira.

Conte com a Faz Capital para guiar os seus primeiros passos rumo ao controle do próprio dinheiro. Se quiser ir mais a fundo sobre esse assunto, baixe o Plano Financeiro e aplique já em sua vida!

 

 

5/5 - (1 vote)

Conteúdos relacionados

Preencha o formulário para iniciar o download