comprar um imóvel

8 dicas práticas para quem quer comprar um imóvel

Neste texto você vai aprender:

 

Conquistar o sonho da casa própria é um dos principais objetivos de muitos brasileiros. Uma pesquisa recente aponta que comprar imóvel é o desejo de 87% da população. No entanto, o mesmo estudo revela que 27% dos brasileiros ainda pagam aluguel.

Muitas pessoas que querem adquirir o primeiro imóvel ou expandir o seu patrimônio se sentem desencorajadas frente à crise econômica e à alta inflação no país. De fato, comprar um imóvel requer dedicação e comprometimento. Mas é possível realizar esse sonho mesmo diante de condições econômicas menos favoráveis. 

Nós separamos oito dicas práticas para quem deseja comprar um imóvel. Confira como começar a poupar e a investir o seu dinheiro rumo a esse importante objetivo:

1️⃣ Organize as suas finanças para comprar um imóvel


Fazer um planejamento é o primeiro passo para alcançar qualquer objetivo financeiro. Isso vale tanto para compras menores quanto para grandes sonhos, como adquirir o seu próprio imóvel.

Comece mapeando os seus gastos. Se quiser, use uma planilha. Anote cada despesa e avalie onde e como você gasta o seu dinheiro.

Assim, é mais fácil identificar excessos ou despesas supérfluas. Você pode estar gastando demais com itens desnecessários e pode até mesmo gastar mais do que ganha! Portanto, organizar as finanças permite que você tenha mais controle sobre os seus recursos.

2️⃣ Estabeleça uma quantia fixa para poupar


Para realizar o sonho de comprar um imóvel, é vital que você poupe todos os meses. Então, determinar o quanto você pode separar a cada mês é o segundo passo rumo ao cumprimento desse grande objetivo.

Você pode conseguir separar uma quantia razoável por mês, mas é possível que o seu orçamento já esteja completamente comprometido. Neste caso, confira a dica a seguir.

3️⃣ Encontre oportunidades para economizar


Se você não consegue separar uma quantia do seu orçamento para economizar, talvez seja hora de cortar custos. Sem poupar, a compra do imóvel desejado fica cada vez mais distante.

Caso você tenha dificuldades para identificar gastos supérfluos, pense no que pode alterar no seu estilo de vida. Veja alguns exemplos simples:

  • Ao invés de pegar uma academia cara, você pode correr ou se exercitar nas ruas, ao ar livre;
  • Revise as suas contas, especialmente os planos de telefonia pós-pagos. Pode haver cobranças desnecessárias;
  • Evite fazer refeições em restaurantes ou gastar com tele-entrega. Cozinhar em casa faz bem não só para a saúde como também para o bolso!

E não esqueça de regular as suas compras parceladas no crédito, pois os juros podem ter grande impacto no seu orçamento.

4️⃣ Defina suas próprias metas para comprar um imóvel


Qual é o custo do imóvel que você quer comprar? Se você poupar apenas 5% do seus rendimentos mensais, qual o prazo para ficar mais perto do seu sonho? Comece com metas simples, bem definidas e que podem ser cumpridas no curto prazo. Assim, é mais fácil manter a motivação.

Depois disso, você pode começar a estabelecer metas de médio prazo. Por exemplo, após alguns meses de economia, que tal planejar uma aplicação em algum investimento?

5️⃣ Fique de olho no sonho!


Manter o foco para um objetivo de médio ou longo prazo pode ser difícil. Muitas vezes, você vai precisar abrir mão de satisfações mais imediatas, como comprar uma roupa nova, fazer uma viagem ou até mesmo passar todos os dias na cafeteria do seu bairro. Entretanto, quando a tentação bater, lembre-se do objetivo maior!

6️⃣ Valorize o seu progresso


Cada meta cumprida deve ser celebrada. Por isso, acompanhe de perto o progresso do seu planejamento e se mantenha motivado para chegar à reta final. Adquirir o próprio imóvel é um grande objetivo que vai mudar a sua vida.

7️⃣ Considere a geração de renda extra para comprar imóvel


Em alguns casos, é realmente muito difícil cortar gastos. Nessa situação, você pode pensar em maneiras de aumentar a sua renda. Trabalhar mais ou encontrar oportunidades de atuação como freelancer são as soluções mais comuns. Mas você também pode vender itens que não usa mais, por exemplo. Uma loja virtual pode ser um bom caminho ou, até mesmo, abrir uma nova linha de atuação com aulas particulares.

  1. 8️⃣ Faça o seu dinheiro render!


  2. Essa é provavelmente a dica mais importante. Não adianta apenas poupar mês após mês sem fazer o dinheiro trabalhar por você. Se você quer ver os seus recursos se multiplicarem, você precisa começar a investir.

Esqueça a poupança, cuja rentabilidade real pode ser até negativa. Aprenda a fazer aplicações que realmente geram mais riqueza e realize o seu sonho mais rápido!

Dar o primeiro passo como investidor pode ser um grande desafio, mas não há razão para se sentir inseguro. Aprender sobre o mercado financeiro é fundamental para ampliar as oportunidades do seu futuro.

Conte com a Faz Capital para garantir o conhecimento que você precisa para multiplicar os seus rendimentos. Converse com um dos nossos assessores financeiros e elabore agora mesmo um plano que permitirá a realização do sonho da casa própria!

3/5 - (1 vote)
Compartilhe

Assine nossa newsletter!