O que é payroll e quando é divulgado?

payroll

Payroll é aquela palavra que, se você já é um pouco íntimo do mercado, ouve o tempo inteiro. Mas, afinal, o que é isso e como ele pode impactar seus investimentos?

O payroll é um dos principais indicadores econômicos do mercado financeiro, justamente por ser considerado como um termômetro da economia norte-americana. Vamos entender sua relevância e como interpretar da melhor forma? Confira a seguir!

O que é o payroll

O Payroll, também chamado de Nonfarm Payroll, é um indicador que trata da folha de pagamentos não-agrícola norte-americana. O dado inclui toda força de trabalho, excluindo o setor primário, e mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário nos Estados Unidos. 

A divulgação é feita pelo Bureau of Labor Statistics, e faz parte de um importante relatório sobre a situação de empregos do país, já que considera cerca de 80% dos trabalhos que servem para o cálculo do PIB dos EUA

Com ele também conseguimos analisar dados que contribuem para uma análise completa do nível de emprego do país. Dois exemplos:

  • Quantos empregos foram criados no último mês;
  • Quanto a taxa de desemprego aumentou.

Os principais indicadores divulgados com o payroll

A seguir estão alguns indicadores divulgados juntamente com o payroll que também possuem grande relevância e merecem a atenção de todo investidor:

1️⃣ Ganho médio por hora trabalhada (mensal ou anual)

Indica a variação da taxa básica média horária das principais indústrias – a inflação dos custos trabalhistas. Esses números nos passam uma boa noção do crescimento da renda pessoal durante o mês ou ano. Valores acima do esperado são considerados positivos para o dólar, e vice-versa.

2️⃣ Balança Comercial

O Índice da Balança Comercial mede a diferença entre exportações e importações. Dados de exportações podem refletir o crescimento da economia do país. Já os dados de importações podem indicar uma maior demanda doméstica. Pense que, para pagar as exportações do país, os estrangeiros precisam comprar a moeda nacional, tendo um efeito considerável sobre o dólar. Valores acima ao esperado também são considerados positivos para a moeda.

3️⃣ Taxa de Desemprego

A taxa de desemprego é medida do percentual da força de trabalho total que está desempregada – em idade ativa – mas que procurou emprego nos últimos 30 dias. Um valor acima ao esperado pode significar fraqueza para o mercado de trabalho nos EUA e atinge negativamente o dólar.

 

A interpretação do dado faz toda a diferença

Como já comentamos, o payroll serve como um termômetro da economia americana. 

➡️ Um dado que venha acima das expectativas pode significar que há mais americanos empregados. 

➡️ Já um número que fica atrás do que os especialistas previram significa que a economia está mais desaquecida do que se esperava.

A economia americana está no topo das que mais influenciam outros mercados. Devido ao nosso mundo globalizado, com as economias interligadas, um indicador importante da maior potência econômica exerce grande interferência na política monetária de outros países.

Há alguns meses o payroll vem surpreendendo os analistas. Atualmente, estamos inseridos em um cenário de expectativa de corte do juro americano. Após todos os estímulos decorrentes da crise pandêmica, o mundo sofreu com a inflação – e nos Estados Unidos não foi diferente.

O juro americano entre 2021 e 2023 foi elevado até o seu maior patamar em quatro décadas, com o propósito de desestimular a economia. A grande questão é que os EUA seguem com uma economia mais resiliente do que o previsto, e isso faz o Federal Reserve adiar cada vez o início do ciclo de cortes por lá.

Parte dessa interpretação do Fed vem justamente do payroll, que já há algumas divulgações mostra que a situação empregatícia do país está melhor do que o esperado.

Portanto, se você percebeu que o mercado ficou “mal humorado” após a divulgação do payroll, mesmo com um dado melhor do que os analistas previram, saiba que muito provavelmente tenha a ver com as expectativas frustradas de o Banco Central prolongar ainda mais o aperto monetário.

Quando o payroll é divulgado?

Ficar atento ao calendário econômico é essencial para se preparar em dias de Payroll. 

Ele é divulgado normalmente na primeira sexta-feira do mês – esporadicamente na segunda sexta-feira – às 8:30h pelo horário de Washington (EUA). E como estamos uma hora adiantados em relação à Washington, esse horário corresponde às 9:30 pelo horário oficial de Brasília.

Também é importante destacar que em dias de divulgação do payroll o mercado estará sensível e alvo de alta volatilidade. Após alguns segundos da liberação do dado, inclusive, o reflexo já é sentido por todo o mercado.

⚠️ Lembre-se de nunca analisar o indicador separadamente. Quanto se trata da agenda econômica, o contexto é sempre importante para uma boa percepção da situação do mercado.

5/5 - (2 votes)

Conteúdos relacionados

Preencha o formulário para iniciar o download