Quanto custa construir uma casa? (Valores e dicas para economizar)

Atualizado em 19 de dezembro de 2023

7 minutos de leitura

Por Redação Faz Capital

Então você não quer comprar nem alugar uma casa ou apartamento que já existe… Você quer construir sua própria casa do zero, do jeito que sempre sonhou? Essa é uma ideia muito boa, mas é importante que você tenha noção do quanto custa construir uma casa, antes de colocar as mãos à obra…

E é por isso que hoje vamos te mostrar os custos que você deve considerar para construir uma casa, te dar dicas de como economizar, além, é claro, de dar o valor que você pode esperar pagar por isso!

Se esse assunto te interessa, acompanha com atenção!

COMO ECONOMIZAR DINHEIRO EM UMA OBRA?

Construir sua própria casa é um plano muito legal, porque, além de te fazer realizar o grande sonho da casa própria, permite que você viva em uma residência projetada especialmente para seu uso, e que atende a todas as suas necessidades!

Porém, essa também é uma decisão importante que deve ser vista com seriedade, e, por isso, vamos te dar 3 dicas muito interessantes que podem te ajudar a poupar muito – tanto dinheiro quanto dor de cabeça!

1️⃣ Tenha um projeto detalhado e organizado

Um bom projeto para sua construção pode acarretar alguns custos, como vou mostrar mais adiante no vídeo…

Porém, não ter um projeto pode aumentar (e muito!) o quanto custa contruir uma casa.

Construir uma residência do zero é um projeto grande, e com muito espaço para erros e problemas ao longo do processo. 

Se você não tem uma descrição e um desenho detalhado do que quer e do que pretende fazer, é possível que equívocos, esquecimentos, improvisos e mal-acabamento aumentem seus custos em uma proporção gigantesca.

Por isso, não pule essa etapa achando que está sendo inteligente e economizando. Ter um plano facilita tudo na vida, e a construção de uma casa não é exceção.

2️⃣ Construir para cima é mais barato do que para os lados

Apesar de parecer contraintuitivo, é verdade, e faz bastante sentido.

Um dos grandes custos de uma construção é o da fundação, ou seja, a estrutura que sustenta sua casa.

Quanto maior a fundação, maior o custo. Porém, construindo um segundo andar, você aproveita a área de fundação já feita, economizando nesse aspecto.

Dessa forma, se você quer uma casa de 100m², pode ser bem mais econômico fazê-la com 2 andares de 50m² cada do que em apenas um pavimento! Portanto, quanto custa construir uma casa também tem a ver com a área que ela irá ocupar no solo.

3️⃣ Tenha um contrato claro

Obras são, quase sempre, sinônimo de dor de cabeça.

Mudanças de planos, atrasos e imprevistos acontecem. E o mercado de construção também não está livre daqueles que “passam a perna” em seus clientes, infelizmente…

Por isso, e assim como em toda decisão importante de sua vida, recomendamos que você tenha um contrato claro explicitando os serviços a serem prestados, custos, prazos e todas as outras informações importantes acertadas entre você e quem vai construir sua casa.

Isso não é errado, e deve ser visto como uma segurança a mais para você e para sua contraparte também.

Por isso, não tenha medo de deixar todas as regras bem claras em sua construção!

 

QUAIS OS CUSTOS DE CONSTRUIR UMA CASA?

Mas agora é hora de entender pelo que você vai realmente pagar ao construir uma casa!

Terreno

O terreno é o primeiro aspecto que influencia no custo. Os valores variam dependendo se terreno está dentro de um condomínio fechado, se a rua tem asfalto, se o bairro tem segurança, etc. Além disso, quanto mais perto de grandes centros, mais caro.  

Projeto da Casa 

Quanto maior a área construída, obviamente, mais cara fica a construção. Quanto ao acabamento, o nível de sofisticação do projeto influencia muito. Uma pia de mármore, piso de madeira de primeira linha e outros luxos influenciam bastante no valor.

Mão de obra 

A mão de obra necessária é, de longe, um dos aspectos mais caros da construção de uma casa.

Todos os funcionários necessários para erguer a estrutura, além dos especialistas em elétrica hidráulica e muito mais pesam no orçamento.

Material

A escolha entre cerâmica ou porcelanato pode encarecer ou baratear o valor da obra como um todo. O nível dos materiais a serem utilizados pesa na conta final.

 Além disso, materiais podem ter preços muito diferentes dependendo da loja, por isso é bom pesquisar e pedir boas indicações para economizar nessa área importante da construção.

Prazo

Quem quiser sua casa pronta rápido normalmente pagará mais – e estará mais vulnerável a erros e imprevistos.

Decoração e Paisagismo

Se você quer um belo jardim para dar a sua “cara” para a casa, eu sou totalmente a favor.

Porém, é importante lembrar que isso vai acarretar custos à sua obra.

Taxas

Além dos impostos pesarem sobre todos os produtos comprados para a construção da sua casa, também é necessário arcar com algumas taxas de regularização de obra junto ao poder  público de sua cidade e estado. 

Emergências

É bem possível, e até provável, que alguns imprevistos e emergências vão ocorrer durante a construção de uma casa. Sejam eles com materiais, infraestrutura elétrica/hidráulica ou emergências pessoais.

Por isso, é importante ter um fundo de reserva para esses possíveis obstáculos.

Mobília

Finalmente, pouco antes de você poder utilizar sua nova residência, é necessário colocar nela os eletrodomésticos e mobílias necessários para seu dia a dia.

Por isso, não esqueça desse passo importante no seu orçamento.

QUANTO CUSTA CONSTRUIR UMA CASA HOJE?

Certo, e agora falando de dinheiro mesmo, quanto pode custar construir uma casa hoje?

Alguns dos fatores listados acima não conseguimos estimar para você. 

Por exemplo, não sabemos seu prazo, o nível das mobílias que deseja ter e nem o terreno ao qual você tem acesso para fazer sua construção…

Porém, é possível ter uma boa estimativa do valor da construção em si a partir de um número chamado CUB!

CUB é a sigla para “Custo Unitário Básico”.

O CUB é um indicador utilizado para estimar o custo médio de construção de um metro quadrado de uma determinada edificação ou obra em uma determinada região. 

Ele leva em consideração diversos fatores, como mão de obra, materiais, equipamentos, impostos e outros custos associados à construção, e varia de estado para estado.

É isso que vamos usar nesta estimativa.

Vale lembrar que você tem acesso ao CUB de cada estado, atualizado mensalmente, através do portal do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas) de cada estado.

Aqui, por exemplo, está a página do CUB de São Paulo.

Somado ao CUB, vamos adicionar mais 5% – relativo à fundação, e mais 7% – relativo ao alvará e o projeto.

Também adicionaremos mais 20% relativo aos BDI.

BDI é a sigla para “Benefícios e Despesas Indiretas”.

No contexto da construção civil e de projetos de engenharia, o BDI é uma porcentagem ou um valor adicional que é adicionado ao custo direto de uma obra ou projeto para cobrir custos indiretos, despesas gerais, lucro e riscos associados à execução da obra. 

Considerando uma residência de padrão médio, os valores para alguns dos principais estados do Brasil em setembro de 2023 ficam:

 

Fonte: Elaboração própria, a partir de dados do Sinduscon de cada estado citado

 

Lembrando que você pode pesquisar “CUB + a sigla do seu estado” para encontrar esse valor se ele não estiver aqui.

E lembrando também que isso não inclui, claro, custos como:

  • Piscina
  • Aterramento
  • Poço
  • Paisagismo

Porém, o cálculo a partir do CUB já é o suficiente para ter uma noção aproximada do quanto custa construir uma casa.

 

PARA ALÉM DE QUANTO CUSTA CONSTRUIR UMA CASA, VALE A PENA?

Considerando tudo isso, vale a pena você construir sua própria casa?

É inegável que existem diversas vantagens em fazer isso, como:

👉 Personalização

Ao construir sua própria casa, você tem controle total sobre o design e os detalhes, e isso significa que você pode personalizar cada aspecto dela de acordo com suas preferências e necessidades.

👉 Custo potencialmente menor

Muitas vezes a construção de uma casa pode ser mais barata do que comprar uma pronta, e você pode economizar a longo prazo, evitando custos de reformas e reparos que geralmente acompanham casas mais antigas.

👉 Satisfação pessoal

A construção de uma casa é um projeto desafiador, mas gratificante. A sensação de realização ao ver sua casa dos sonhos tomar forma é fantástica.

Mas, como sempre por aqui, deixamos a dica para você manter um olho no dinheiro, e sempre saber “Quanto custa?”, que é o lema do nosso podcast disponível no Spotify!

Por lá, você pode escutar esse texto, além de outros, na forma de áudio! Aperte aqui para conferir!

E nos vemos no próximo artigo!

 

5/5 - (2 votes)